CONTINUE
ROLANDO
CONTRATE
ENTRE EM CONTATO
UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA
Tenho 61 anos. Sou fotógrafo profissional desde os 18 anos, quando fiz o primeiro trabalho remunerado. Nasci na cidade de Juazeiro, no Estado da Bahia, passei a minha infância na cidade de São João do Piauí-PI cidade que fica a 405 km da capital Teresina, onde morei até os 14 anos.
Não sei explicar como comecei a gostar de fotografia, sei que a imagem sempre me impressionou, seja ela congelada ou em movimento. Comprei a minha primeira câmera em 1974 quando ainda estava com 10 anos de idade, uma “Kodak Tira-Teima”, daquela época por diante nunca mais parei de fotografar. Em Teresina fiz o primeiro curso de fotografia aos 14 anos, - nesta data já havia escolhido a fotografia como profissão.
No ano de 1982 mudei para São Paulo, onde estudei e trabalhei como fotógrafo e editor de fotografia para as principais agências de publicidade e revistas do Brasil, nos mais variados seguimentos, como: skate, surf, body board, aviação, motociclismo, ciclismo, embarcações, automóveis, ciências, medicina, revistas semanais, jornais diários, etc. Onde publiquei mais de 50 mil fotografias em 307 veículos de comunicação do Brasil e de outros países, como Estados Unidos da América, México, Austrália, China, Espanha, Portugal, Alemanha, entre outros, além de livros didáticos, livros históricos, documentários, etc.
Depois de 40 anos de profissão detenho um arquivo de fotografias de minha autoria, com mais de 150 mil imagens de temas variados e curiosos, passando por transplantes de rim e coração, fotografias de ácaro em microscópio, Umbanda fotos aéreas da Amazônia, alguns países da América do Sul, Ilhas Maldivas, Singapura, Sri Lanka, África do Sul, Malásia, Rússia e China.
Durante estes anos de profissão fiz várias exposições, em São Paulo, Rio de Janeiro, Feira de Santana-BA, Teresina e uma na Universidade de Memphis (EUA). Conquistei os principais prêmios da fotografia brasileira, como: Prêmio Abril de Jornalismo em 1988, Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito em 1996; Prêmio Esso de Jornalismo em 1994 (Categoria: Melhor Contribuição a Imprensa); Prêmio Wladimir Herzog de Direitos Humanos em 1995; Prêmio Colunista de Publicidade em 2000 nas categorias “Grande Prêmio de Anúncio do Ano” e “Prêmio Ouro”, Prêmio Colunistas 2009.
Fui Coordenador de Cinema Vídeo e Fotografia da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (Secretaria de Cultura do Município de Teresina-PI) em 2006.
A minha empresa “Cândido Neto Fotografia” com sede própria em Teresina, possui um estúdio fotográfico com a melhor estrutura e espaço de toda a região. Com uma área de 400 m² construídos que inclui, camarim, cozinha, banheiro completo, escritório, sala de atendimento ao cliente e o estúdio com 6m de largura por 15m de comprimento, 3,60m de altura e o fundo infinito de 4 m de largura, no qual prestamos diversos serviços fotográficos, como: fotografias de produtos, de moda, de alimentos, retratos, ensaios, etc. Utilizo equipamento fotográfico de última geração nos formatos 35mm Digital. Trabalho prestando serviços para empresas de comunicação, jornais, revistas e agências de publicidade do Piauí e de outros estados atendendo clientes como: Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Elifas Andreato Comunicação Visual (São Paulo), Agência Ideia 3 (Salvador), Agência Selulloid (Rio de Janeiro), Agência Comunicativa (São Paulo), Editora Globo (São Paulo), Indústria Dureino, Empresa O Dia, Empresa 2 Irmãos, Aras Santa Izabel, Instituto Dom Barreto, Luxor Piauí Hotel, S.A. Propaganda, Eclética Comunicação, Nova Comunicação, Pini Editora, Prefeitura Municipal de Teresina, Grupo Claudino S.A., Young & Rubicam/Brasil, etc.
Sempre gostei muito do foto jornalismo, fotografia aérea, da fotografia de ação, de esportes, de movimento, aventura, viagem, mata. Este é o motivo pelo qual boa parte do meu trabalho está ligada a estes temas. Depois de ter dedicado mais de dez anos a estas modalidades da fotografia, posso considerar que sou um fotógrafo especializado e conquistei a oportunidade de fazer muitos trabalhos especiais; voar nos mais diversos tipos de aeronaves, como os Tucanos da Esquadrilha da Fumaça especializada em acrobacias (A elite da aviação na Força Aérea Brasileira), em todas as modalidades de Aviões Experimentais – aqueles que qualquer pessoa pode construir no fundo de casa e sair fazendo acrobacias -, Ultraleves, Asas Delta, Balões, Treks, Paragliding, de Helicópteros são mais de 350 hora de vôos, AMX (avião caça da Força Aérea Brasileira) e por último de Mig 29 na Rússia.
No mar acompanhei muitas competições de Jet Ski, Lanchas e todas as categorias de competição de barco à vela; as competições oceânicas como a Whitbread, a regata mais famosa do mundo, a Santos-Rio e a Semana de Vela de Ilha Bela, as duas mais tradicionais do país. Acompanhei também a pesca de atum e tubarão em alto mar.
Na terra fotografei competições de automóveis, motocicletas, rali. Acompanhei equipes de pesquisadores de várias Universidades em diversos Parques Nacionais, Reservas Ecológicas e Biológicas, como a Primeira Expedição Científica ao Parque Nacional do Rio Jaú, - a maior reserva biológica do mundo, localizada do coração da Amazônia -, com pesquisadores da WWF, Universidade Federal do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), foram 46 dias, na mata fazendo todo o documentário fotográfico; tudo era coletado desde a água, folhas, insetos, cobras, lagartos, peixes, jacarés, tartarugas e até as aves. Capturando os Veados Mateiros do Parque Nacional das Emas no Estado de Goiás, acompanhei pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, com a intenção de coletar semens para armazenamento, na tentativa de salvar a espécie da extinção. Além de fotografar pesquisas arqueológicas no Parque Nacional da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, onde foram encontrados os vestígios do mais antigo homem das Américas.
Fiz também testes de automóveis em viagens, entre elas: com o primeiro carro fabricado no Brasil com lançamento mundial, o Pálio 16v. Com o primeiro carro que saiu da linha de montagem da Fiat na cidade de Betim-MG, percorri 5.560 km entre Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai em apenas 13 dias.